Instituto Pensar - Tráfico de influência: Socialista quer explicação do ministro da Saúde

Tráfico de influência: Socialista quer explicação do ministro da Saúde

por: Lillian Bento 


Foto: PSB na Câmara

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, terá que esclarecer à Comissão de Trabalho sobre a denúncia de que seu filho, Antônio Cristóvão Neto, estaria intermediando a liberação de recursos públicos do Ministério da Saúde (MS) e do Fundo Nacional de Saúde com prefeitos da Paraíba, estado em que será candidato a deputado federal.

O pedido para a audiência pública foi solicitado pelo líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), e aprovado pelo colegiado nesta terça-feira (28).

Leia também: PSB prevê até 10 de julho decidir sobre alianças com PT no RS e SP

Segundo a publicação, o filho de Queiroga, conhecido como Queiroguinha, disponibiliza a a agenda do pai em troca de apoio à sua candidatura.

Relatos de prefeitos indicam que as reuniões promovidas pelo filho do ministro costumam resultar em cadastro imediato das demandas nos sistemas do MS.

Além disso, Queiroguinha representou a pasta em cerimônias para anunciar a liberação de recursos públicos, em substituição ao ministro, inclusive com direito a discurso.

"Ao que se verifica, mesmo não investido em cargo público, o filho do Ministro da Saúde está exercendo atribuições que legalmente são acometidas a servidores públicos, interferindo diretamente na gestão do interesse público?, alertou Bira.

O parlamentar afirmou que o modus operandi se assemelha ao caso dos pastores do Ministério da Educação. "Os fatos narrados revelam o patrimonialismo ainda presente nas práticas administrativas do Governo Federal, que estão em desacordo com a Constituição?, acrescentou.

Para Bira, o ministro precisa esclarecer à Comissão de Trabalho de que forma o Ministério da Saúde tem atuado para assegurar o cumprimento dos princípios da administração pública, "notadamente os princípios da moralidade, da impessoalidade, da legalidade e da eficiência?.

Queiroguinha é pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem sido levado pelo pai a eventos da pasta em que são anunciadas liberações de dinheiro público para cidades da Paraíba. Foram ao menos cinco cerimônias desde o início do ano. Em outras duas ocasiões, contudo, ele representou o próprio titular da pasta, uma delas no evento em Sumé.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: